Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cuida-te bem

A chave para resolver muitas situações do dia-a-dia como uma gripe, insónias ou a falta de ânimo pode estar à nossa volta: a Natureza. Com a Natureza podemos cuidar da casa, da saúde, da beleza sem segredos.

cuida-te bem

Falta de Vitamina B5 pode causar: Parestesia

Cópia de Cópia de Vitamina (1).png

Parestesia é aquela sensação de formigamento ou dormência que acomete mãos, pés, pernas e braços, além de outras partes do corpo, como boca e orelhas.

Na grande maioria dos casos, a Parestesia é temporária, com o paciente voltando a sentir normalmente regiões do corpo sem que haja necessidade de intervenção como por exemplo a sensação de dormência quando nos sentamos com as pernas cruzadas por muito tempo ou quando adormecemos com o braço sob a cabeça. 

Por outro lado, existe a Parestesia crónica pode ser permanente e requer outros cuidados e atenção médica.

Parestesia Oral que é causada por algum tratamento médico na zona da boca, como cirurgias para remoção de dentes, em que há algum dano nos nervos da face, podendo esta condição ser temporária ou permanente (em situações muito raras).

 

 

Causa

A causa mais comum está relacionada a compressão dos nervos, o que causa a Parestesia temporária, a famosa dormência que sentimos quando sentamos em cima da mão por muito tempo, ou depois de ficar muito tempo sentado de pernas cruzadas.

Design sem nome.png

Parestesia Oral é provocada pela anestesia administrada previamente ao procedimento na boca ou, também pode ser provocada por um dano no nervo decorre de um procedimento na boca ou de uma cirurgia onde o dentista causa lesão que na maior parte dos casos é reversível, mas em situações muito raras, podem ser permanentes.

 

A Parestesia pode ser causada por distúrbios que afetam o Sistema Nervoso Central (Encefalite, Esclerose Múltipla, Acidente Vascular Cerebral – AVC) ou qualquer um dos nervos periféricos (síndrome do túnel do carpo, aterosclerose).

A sensação de dormência, agulhadas ou entorpecimento nas extremidades durante o sono acontece devido à inflamação do sistema linfático e à redução da circulação da linfa quando estamos deitados. Mover a extremidade resolve a sensação rapidamente.

 

 

Sintomas

Entre os sintomas da Parestesia, os mais comuns são:

  • sensação de formigueiro;
  • sensação de dormência;
  • dificuldade de movimentar algum membro ou área do corpo por conta da sensação de dormência.

 

 

Tratamento

Nos casos de Parestesia temporária não existe necessidade de tratamento específico porque a situação irá desaparecer.

O tratamento para a Parestesia crónica é tratar a causa que originou a Parestesia.

 

Nos casos em que a Parestesia é causada por distúrbios que afetam o Sistema Nervoso Central ou qualquer um dos nervos periféricos é possível prevenir que esses distúrbios surjam fazendo exercício físico de forma regular e através da alimentação cuidada e equilibrada por forma a manter o nível de vitaminas e nutrientes adequado, nomeadamente: Vitamina B1 (Tiamina), Vitamina B5 (Ácido pantoténico) Vitamina B12 (Cobalamina) e Inositol.

 

 

Etiquetas (200 × 50 px).png

 

 

⚠️ Este post tem caráter meramente informativo. Não dispensa a avaliação por um profissional de saúde.

1 comentário

Comentar post