Funcho
Foeniculum vulgare
O Funcho, também conhecido como "anis" ou "erva doce", é uma planta selvagem, muito aromática, tipicamente mediterrânica, que se encontra muitas vezes à beira dos caminhos e que aprecia terras arenosas, junto ao mar. Tem um odor anisado, mas mais aromático que o do anis e um pouco menos picante.
Possui algumas propriedades medicinais, sendo, por isso, utilizado no mundo da cosmética e da gastronomia.
Propriedades
Na composição do Funcho estão presentes as Vitamina A, Vitamina B1, Vitamina B2 e Vitamina B3 e Vitamina C, Fibras e minerais como Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Cobre, Sódio e Zinco.
Devido ao elevado teor de nutrientes presentes na sua composição, o Funcho possui propriedades antiespasmódicas, estimulantes, relaxantes, vermífugo e antirreumáticas.
Principais Benefícios
Digestão
O funcho é um grande aliado para a digestão. Torna-se muito útil em casos de digestão pesada, indigestão ou indigestão. Além disso, pode aliviar espasmos gastrointestinais.
Diurético
Seu consumo pode ser útil em caso de edema, retenção de líquidos e excesso de peso causados por essa retenção. Purifica o trato urinário, favorece a expulsão de toxinas e previne o aparecimento de infeções (oligúria, uretrite ou cistite).
Além disso, seu efeito diurético o torna muito útil em casos de pressão alta. A parte da planta que é usada para esse fim é a raiz, embora seja melhor usar outras, como o espinheiro.
Antioxidante
Os extratos de sementes de erva-doce são uma fonte natural muito importante de antioxidantes, ajuda o corpo a combater toxinas que se acumuladas permitindo aliviar o fígado e os rins e ajudar na produção de novas células. Fortalecem o sistema imunitário graças à Alanina, Melatonina e Vitamina C.
Leite materno
Esta infusão também é popularmente conhecido por aumentar a produção de leite materno tratar mulheres na fase da amamentação, pois aumenta a produção de leite e passa os benefícios da erva por meio dele, protegendo o bebê de cólicas.
Calmante
Pode ser usado para auxiliar no tratamento de insónia e ansiedade.
Expetorante
É muito eficaz em casos de infeções bucais, principalmente das gengivas e também dos olhos. E tem efeito anti-inflamatório e expetorante, que favorece a expulsão do muco do trato respiratório. Além disso, pode ajudar a acalmar a tosse produtiva.
Contraindicações
O consumo excessivo em infusão deve ser evitado para não causar efeitos indesejados como alergias.
O consumo de infusão de Funcho pode alterar os níveis de estrogénio, por esse motivo não deve ser consumido durante a gravidez (pode mesmo levar a aborto), assim como também não deve ser consumido por pessoas com cancro na mama.
Para pessoas com asma alérgica, gastrite, úlceras gastroduodenais, síndrome do cólon irritável, colites ulcerosas, doença de Crohn, infeções hepáticas, epilepsia, doença de Parkinson e outras doenças neurológicas, o uso da infusão de Funcho também não é recomendado ou deve ser feito com orientação médica adequada.
Não estando no grupo das contraindicações, os benefícios do Funcho são muitos, por isso, vale a pena ter e usar em casa.
Já conhecias todos os benefícios do Funcho? Segue-nos nas redes sociais para mais partilha de informações e dicas e...
... cuida-te bem!