Excesso de Vitamina A pode causar: Hipervitaminose A
Hipervitaminose A refere-se à ingestão em excesso de Vitamina A.
Causa
Embora a Hipervitaminose A possa ocorrer quando ingerimos grandes quantidades de fígado de animais, óleo de fígado de bacalhau e óleo de outros peixes, comum entre os esquimós, a maioria dos casos de toxicidade de Vitamina A resultam de uso excessivo de suplementos vitamínicos. Sintomas de toxicidade também podem surgir após o consumo de quantidades muito grandes de pré-vitamina A ao longo de um período curto de tempo.
Sintomas
A maioria das pessoas com toxicidade por Vitamina A apresenta dores de cabeça e erupções cutâneas.
Quando se consome Vitamina A em excesso durante um longo período de tempo, aparecem sintomas como pêlos grossos, perda parcial do cabelo (até mesmo das sobrancelhas), lábios rachados e pele seca e áspera.
Mais tarde, os sintomas incluem dores de cabeça intensas, aumento da pressão no cérebro (pressão intracraniana) e fraqueza generalizada. As dores ósseas e articulares são frequentes, sobretudo nas crianças. Fraturas podem ocorrer com facilidade, especialmente em pessoas idosas. Crianças podem perder o apetite e não crescer nem se desenvolver normalmente. Sua pele pode apresentar prurido. O fígado e o baço podem aumentar de tamanho.
Tratamento
A maioria das pessoas se recupera completamente quando para de tomar suplementos de Vitamina A.