Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

cuida-te bem

A chave para resolver muitas situações do dia-a-dia como uma gripe, insónias ou a falta de ânimo pode estar à nossa volta: a Natureza. Com a Natureza podemos cuidar da casa, da saúde, da beleza sem segredos.

cuida-te bem

Falta de Vitamina A pode causar: Nictalopia

Nictalopia.png

 

A Nictalopia (vulgarmente conhecida por cegueira noturna) é uma condição que se caracteriza pela incapacidade ou a dificuldade de ver bem em ambientes com pouca luz, ou durante a noite, e

dificuldade de se adaptar às alterações bruscas de luminusidade.

A Nictalopia não é uma doença, mas sim uma característica do organismo ou sintoma de outras condições que afetam a visão.

 

 

Causas

Nictalopia é causada, geralmente, por alteração das células da retina dos olhos que detectam os níveis de luminosidade: os bastonetes.

Nos casos em que esta alteração é congênita, a incapacidade de ver durante a noite ou em ambientes com baixa luz é uma característica do organismo, como por exemplo, condição resultante da síndrome de Usher.

 

A Nictalopia pode surgir devido à deficiência de Vitamina A, pois é ela que ajuda a transmissão de alguns impulsos elétricos nos nervos óticos, ajudando na formação de imagens na retina.

É uma condição que surge, frequentemente, em situações de excesso de açúcar no sangue e, também, em situações onde existem outros problemas de visão como a miopia, a catarata, o glaucoma e a retinite pigmentosa.

 

 

Sintomas

Entre os principais sintomas de Nictalopia, é possível destacar:

  • dificuldade de ver bem durante a noite;
  • dificuldade de ver em ambientes mais escuros ou com baixa luminosidade;
  • ter sensação de estar a ver através de binóculos ou através de uma lente muito grossa durante a noite ou com baixa luminosidade; e
  • dificuldade de se adaptar às alterações bruscas de luminusidade.

Tabela teor vitamina A (2).jpg

 

 

Tratamento

tratamento da Nictalopia depende das causas que levaram a essa condição.

De um modo geral, a correção por meio de óculos ou lentes de contacto, além da suplementação de vitaminas, especialmente da Vitamina A. A realização de cirurgias, o uso de colírios de tratamento e o controle dos níveis de açúcar no sangue também podem ser realizados para tratar a Nictalopia. 

 

 

Prevenção

A prevenção da Nictalopia dependerá da sua causa.

Se for causada por condições congênitas, como a síndrome de Usher, não existe forma de prevenir. De uma forma geral, manter os níveis de açúcar no sangue controlados, ter uma dieta equilibrada e ingerir alimentos ricos em Vitamina A, pode ajudar a evitar o seu aparecimento.

 

Etiquetas (200 × 50 px).png

 

⚠️ Este post tem caráter meramente informativo. Não dispensa a avaliação por um profissional de saúde.