Vitamina A (Retinol): pele, olhos, mucosas e imunidade
A Vitamina A ou Retinol é um micronutriente pertencente ao grupo das vitaminas lipossolúveis (solúvel em lípidos), encontra-se naturalmente nos alimentos.
Existem dois tipos de Vitamina A: a Vitamina A que se encontra já formada nos alimentos como a carne vermelha, frango, peixe e lacticínios; e a Provitamina A que se encontra presente nas frutas e vegetais, bem como noutros produtos de origem vegetal. A Provitamina A mais comum nos alimentos e suplementos é o betacaroteno.
A Vitamina A resiste à temperatura da ebulição 100°C (termoestável), não é solúvel na água, mas é solúvel nas gorduras (liposolúvel).
Funções da Vitamina A
A Vitamina A mantém a saúde dos tecidos da pele, do globo ocular e mucosas. Tem também um papel importante no sistema de defesa do organismo (imunidade).
Cientificamente foi provado que a abundância de alimentos vegetais ricos em caroteno (cenouras, melancia, tomate e toranja) na alimentação previnem o cancro do pulmão, cancro da próstata bem como também a doença coronária.
Carência
A sua falta dificulta o crescimento dos ossos e de outros tecidos, produz secura da pele, dificulta a cicatrização das feridas, acarreta perturbações das glândulas lacrimais e provoca perturbações visuais de que se salientam alterações da conjuntiva e da córnea que podem levar à cegueira (Xeroftalmia e Cegueira Noturna), diminui as resistências do indivíduo, predispondo-o mais facilmente a infeções das vias respiratórias e a cálculos renais.
Toxicidade
Foram detectados níveis tóxicos de Vitamina A em pessoas com comprometimento do fígado (hepatite) devido à ingestão de produtos alimentares com quantidades excessivas de Vitamina A.
Tendo sido mostrado que o consumo excessivo de caroteno (Provitamina A) não é tóxico, levanto apenas por algumas horas à coloração alaranjada da pele.
Fontes
As fontes mais ricas de Retinol são:
- carnes orgânicas, como fígado
- peixes gordurosos, como arenque e salmão, e óleos de peixe
- manteiga, leite e queijo
- ovos
Alimentos à base de plantas contêm carotenóides (pigmento laranja que contribui para a cor de certas frutas e vegetais), formas antioxidantes de Vitamina A, que são convertidos em Retinol no organismo:
- abóbora , cenoura, abóbora e outros vegetais cor de laranja
- batatas doces
- frutas cor de laranja, como melão, papaia e manga
Alimentos vegetais ricos em beta-caroteno incluem:
- brócolos, espinafre, nabo e outros legumes verdes escuros
- abobrinha
- pimentos
Fontes:
- Lieberman, S e Bruning, N (1990). The Real Vitamin & Mineral Book. Nova Iorque: Avery Group.
- NIH office of Dietary Supplements. «Use and Safety of Dietary Supplements».
- Fukuwatari T; Shibata K (2008). «Urinary water-soluble vitamins and their metabolite contents as nutritional markers for evaluating vitamin intakes in young Japanese women». J. Nutr. Sci. Vitaminol.
- Bellows, L.; Moore, R. «Water-Soluble Vitamins». Colorado State University.
- Maqbool A; Stallings VA (2008). «Update on fat-soluble vitamins in cystic fibrosis». Curr Opin Pulm Med.
- The National Academies (2001). «Dietary Reference Intakes: Vitamins»
- Dietary-supplements.info.nih.gov (2013). «Vitamin and Mineral Supplement Fact Sheets Vitamin A».
- U.S. Department of Health and Human Services, National Institutes of Health. «Thiamin, vitamin B1: MedlinePlus Supplements»
- Hardman, J.G.; et al., eds. (2001). Goodman and Gilman's Pharmacological Basis of Therapeutics 10ª ed. [S.l.: s.n.] p. 992.
- «Pantothenic acid, dexpanthenol: MedlinePlus Supplements». MedlinePlus.
- Dietary-supplements.info.nih.gov (2011). «Vitamin and Mineral Supplement Fact Sheets Vitamin B6».
- Dietary-supplements.info.nih.gov (2011). «Vitamin and Mineral Supplement Fact Sheets Vitamin B12».
- Manual Merck. «The Merck Manual: Nutritional Disorders: Vitamin Introduction».
- Organização Mundial de Saúde/Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (1998). Vitamin and mineralrequirements in human nutrition (PDF). [S.l.: s.n.] p. 99.
- Rohde LE; de Assis MC, Rabelo ER (2007). «Dietary vitamin K intake and anticoagulation in elderly patients». Curr Opin Clin Nutr Metab Care.